Projeto Insetos na Escola

segunda-feira, 30 de março de 2009

 


A fauna de insetos é pouco conhecida pela população da micro-região de Feira de Santana, BA, de forma similar ao que ocorre no restante do país, às vezes se limitando aos insetos domésticos ou ligados a doenças humanas. Esse desconhecimento, no entanto, é acompanhado de uma enorme curiosidade a respeito do assunto, o que é exemplificado pelas freqüentes visitas de escolas, estudantes (Ensino médio e Fundamental) e de outras pessoas ao Laboratório de Entomologia (LENT) da UEFS, em busca de informações sobre insetos coletados nas proximidades de suas residências ou mesmo de informações gerais sobre a vida dos insetos.
Apesar dos insetos serem importantes elementos tanto em ambiente urbano ou silvestre, o estudo desses organismos é relegado na escola à informações teóricas, sem que os alunos tenham contato com os organismos propriamente ditos.
O contato direto dos estudantes com o mundo dos insetos, possibilitado por seus próprios professores, auxiliaria no aprendizado, despertando a curiosidade do aluno e facilitando a fixação do conhecimento. O oferecimento de cursos de montagem de Entomotecas, voltados para professores de Ciências e Biologia, por sua vez, aproxima os estudantes dessa linha de estudo, e desmistifica informações tradicionalmente negativas referentes à entomofauna.
Como complemento está sendo organizada uma Coleção Entomológica Demonstrativa no LENT, para que grupos de escolares tenham onde buscar as informações e contato direto com insetos, e através de informações tratadas de maneira científica, mas traduzidas para uma linguagem mais acessível à população.

0 comentários: