O QUE OS INSETOS TÊM
TODOS os insetos têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;
TODOS os insetos têm 3 pares de pernas e um par de antenas;
QUASE todos os insetos têm 2 pares de asas (pulgas, por exemplo, não as têm mais...).
Inseto desmembrado: mostra detalhe dos principais segmentos do corpo, seus apêndices e articulações.
terça-feira, 31 de março de 2009
Interessados no projeto:
1) Cursos preparatórios
2) Coleção Entomológica de Demonstração “Entomoteca” - LENT
Grupos de estudantes: Agendar visita com Profa. Priscila ou Bióloga Vanessa
Lab. Entomologia (LENT)
Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de Ciências Biológicas
E-mail: projetoinsetosnaescola@gmail.com
Endereço
BR 116, Km 3 Campus Universitário s/n
LABIO – Laboratórios de Biologia
Sala 18 – C (Térreo)
Fone/FAX: (75) 3224-8264
segunda-feira, 30 de março de 2009
A fauna de insetos é pouco conhecida pela população da micro-região de Feira de Santana, BA, de forma similar ao que ocorre no restante do país, às vezes se limitando aos insetos domésticos ou ligados a doenças humanas. Esse desconhecimento, no entanto, é acompanhado de uma enorme curiosidade a respeito do assunto, o que é exemplificado pelas freqüentes visitas de escolas, estudantes (Ensino médio e Fundamental) e de outras pessoas ao Laboratório de Entomologia (LENT) da UEFS, em busca de informações sobre insetos coletados nas proximidades de suas residências ou mesmo de informações gerais sobre a vida dos insetos.
Apesar dos insetos serem importantes elementos tanto em ambiente urbano ou silvestre, o estudo desses organismos é relegado na escola à informações teóricas, sem que os alunos tenham contato com os organismos propriamente ditos.
O contato direto dos estudantes com o mundo dos insetos, possibilitado por seus próprios professores, auxiliaria no aprendizado, despertando a curiosidade do aluno e facilitando a fixação do conhecimento. O oferecimento de cursos de montagem de Entomotecas, voltados para professores de Ciências e Biologia, por sua vez, aproxima os estudantes dessa linha de estudo, e desmistifica informações tradicionalmente negativas referentes à entomofauna.
Como complemento está sendo organizada uma Coleção Entomológica Demonstrativa no LENT, para que grupos de escolares tenham onde buscar as informações e contato direto com insetos, e através de informações tratadas de maneira científica, mas traduzidas para uma linguagem mais acessível à população.
OBJETIVOS DO PROJETO
Facilitar o acesso das escolas às informações sobre insetos através da capacitação dos professores de Ciências e Biologia, na montagem de pequenas coleções entomológicas (“Entomotecas”).
Possibilitar o intercâmbio entre o Laboratório de Entomologia da UEFS e estudantes, professores e outros cidadãos, através de preparação de material biológico na forma de coleções entomológicas demonstrativas e material visual (manuais, painéis, folderes e CD-ROM). Esse material visual servirá para a apresentação ao público de informações sobre a relação dos insetos com o homem e o meio ambiente. A coleção será organizada segundo parentesco, e através de painéis estarão caracterizadas outras formas de montagem de coleções entomológicas. As associações dos insetos com ambiente em que vivem (urbano, rural, matas) e as interações dos insetos com o homem serão apresentadas em forma de painéis e estarão ainda contidas em um CD-ROM didático a ser ainda produzido.
Além de possibilitar a ampliação do conhecimento da população sobre a diversidade e distribuição do grupo, essa interação da população com o LENT servirá para desmistificar muitos conceitos que a maior parte da população tem referentes aos insetos.
Sub-Projeto 1
Elaboração de um Curso voltado aos professores de Ciências e Biologia da Região de Feira de Santana para orientação na montagem de coleções de demonstração (passando por todas as fases de coleta, montagem, conservação e apresentação), e também orientação para ensinar os alunos a montar pequenas Entomotecas nas escolas. Neste curso prático serão apresentados: cuidados no manuseio de insetos, materiais e métodos alternativos para barateamento dos custos e adaptação a quaisquer condições das escolas e materiais didáticos para consulta posterior (manuais, cartilhas e painéis).
Sub-Projeto 2
Montagem de Coleção Entomológica Didática para ser usada em visitas da comunidade (escolas ou grupos avulsos) ao LENT (UEFS), para demonstração de i) diversidade de formas de insetos, ii) da diversidade de insetos da região do semi-árido e Feira de Santana, e iii) demonstração comparativa para diferenciação entre animais com interesse médico (pragas e transmissores de doenças) e organismos próximos, não danosos.
Sub-Projeto 3Preparação de Material Didático na forma de manuais, cartilhas, painéis e um CD-ROM, englobando tanto descrições de biologia de grupos, relações de filogenia e grupos de interesse humano.
DIVERSIDADE
Os insetos são quase a metade das espécies já conhecidas no mundo...
E há muitas mais por conhecer!
AMBIENTES DE VIDA
Os insetos ocupam praticamente todos os ambientes conhecidos, com exceção do ambiente marinho, assumindo quase todas as funções ecológicas.
DESENVOLVIMENTO
Os insetos apresentam ciclos de vida onde as formas jovens têm corpo diferente dos indivíduos adultos, ou seja, passam por uma METAMORFOSE. O crescimento do corpo é possibilitado por uma MUDA, quando a “casca” externa (=cutícula) é abandonada e uma nova é formada. Na última muda o adulto emerge, e cessa o crescimento.
Metamorfose completa - Holometabolia
AS PRINCIPAIS ORDENS
- Ordem Thysanura
- Ordem Odonata
- Ordem Blattodea
- Ordem Dermaptera
- Ordem Isoptera
- Ordem Orthoptera
- Ordem Phasmida
- Ordem Phthiraptera
- Ordem Hemiptera
- Ordem Homoptera
- Ordem Coleoptera
- Ordem Hymenoptera
- Ordem Diptera
- Ordem Siphonaptera
- Ordem Lepidóptera
Imagem: http://www.sergiocarreiras.com/imagens/insetos_bg.jpg